Notícias
Veja quem pode ter o 85/95 antes da reforma do INSS
Os segurados que estão próximos de completar a fórmula 85/95 ainda têm chances de conseguir se aposentar com o benefício integral antes da reforma da Previdência Social.O Agora traz hoje a idade e o tempo de contribuição necessários para garantir a regra vantajosa até junho de 2017.
Implantado em julho de 2015 pelo governo federal, o 85/95 dá aposentadoria sem desconto na média salarial a quem, na soma da idade com o tempo de contribuição, chegar a 85 pontos (mulheres) ou 95 (homens).
A principal mudança com a reforma será a instituição da idade mínima de 65 anos na aposentadoria de homens e mulheres. A expectativa das centrais sindicais é que o governo Temer apresente o projeto em reunião amanhã.
A tramitação da PEC no Congresso é longa e a aprovação deverá ficar apenas para o fim do primeiro semestre. Para passar, a criação da idade mínima precisa de aprovação de três quintos dos senadores e deputados, em dois turnos de votação.
Os sedurados que tiverem perto de completar a soma, mas não chegarem ao 85/95 antes das mudanças nas aposentadorias deverão passar por uma regra de transição.
O governo estuda exigir que esses trabalhadores paguem o INSS por mais tempo do que o planejado para atingir a pontuação que dá direito ao benefício integral.
Cinquentões podem fugir de nova regra
Os homens com mais de 50 anos e as mulheres e os professores acima dos 45 anos de idade poderão escapar da idade mínima de 65 anos na aposentadoria do INSS.
Esses devem ser os segurados que terão direito à regra de transição: em vez de idade mínima, terão de contribuir por mais tempo. O pedágio, que é o período extra de trabalho, será de 40% ou 50% do que falta para se aposentar.
Quem é mais novo, ou seja homens de até 49 anos e mulheres e professores de até 44 anos de idade, não está prestes a se aposentar precisará esperar até os 65 anos. O Planalto também deve mudar o cálculo das aposentadorias.
Fonte: Jornal Agora, 03 de outubro de 2016.