SIGA-NOS
Formulário de Contato

Notícias

Veja o passo a passo para conseguir a revisão no INSS

O segurado que recebe aposentadoria, pensão ou auxílio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem o direito de corrigir o benefício sempre que identificar qualquer erro ou informação suspeita no cálculo.

A revisão no posto do INSS exige paciência extra do segurado, pois há grandes chances de o atendimento demorar meses.

Um pedido desse tipo para um benefício concedido na APS (Agência da Previdência Social) do Butantã (zona oeste da capital) ficaria para dezembro, segundo consulta realizada pela reportagem na quinta-feira, dia 14.

Muitas vezes, esse agendamento acaba demorando ainda mais do que outros serviços porque só pode ser feito na agência que concedeu o benefício. Enquanto espera pelo atendimento na agência do INSS, o segurado deve se preparar para comprovar o direito à revisão.

Ele pode incluir um pedido por escrito, o erro no cálculo e apresenta as provas de que tem o direito à revisão. São casos comuns de erros do INSS a não inclusão de períodos de contribuição ou ainda a utilização de salários menores do que aqueles recebidos pelo segurado.

Para comprovar que os valores deveriam ser diferentes é importante reunir toda a papelada possível mostrando que o segurado tinha um salário maior e que trabalhou nos períodos contestados. O valor das remunerações só é relevante para atividades a partir de julho de 1994 períodos anteriores serão considerados somente na contagem do tempo de contribuição, mas os valores em outras moedas ficam fora.

ESPERA DÁ DIREITO A ATRASADOS

O período em que o segurado aguarda o atendimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para apresentar o pedido de revisão será considerado depois no cálculo dos atrasados, que serão pagos com correção.

Recentemente, a regra do posto mudou e, em todos os casos, a contagem das diferenças começará na data em que o segurado faz o pedido de revisão, independentemente de haver ou não novas provas para o processo administrativo.

FONTE: Jornal Agora, Edição 17 de julho de 2017

Entre em Contato Conosco

Nome:

E-mail:

Telefone:

Informações: