Notícias
INSS agenda perícia do pente-fino no dia seguinte
As perícias do pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já começaram a ser feitas em algumas agências da Previdência Social no Estado de São Paulo.Cartas foram enviadas a 12.885 beneficiários de auxílios-doença nas últimas semanas em São Paulo e os primeiros atendimentos foram feitos ontem.
Enquanto a espera por uma perícia para a concessão de um benefício por incapacidade pode levar meses, o exame da revisão do pente-fino pode ser marcado para o dia seguinte.
Segundo a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), os segurados não devem ter dificuldades para marcar a perícia da revisão rapidamente, pois, por enquanto, não há fila para esse procedimento.
Embora a agilidade pareça vantajosa, nesse caso, ela pode ser prejudicial ao segurado, afirma o advogado Roberto de Carvalho Santos.
A explicação é que ele corre o risco de não conseguir toda a documentação necessária para comprovar a sua incapacidade para o trabalho.
Após receber a carta, o segurado tem cinco dias úteis para agendar o exame. Ao ligar para o 135, o ideal é tentar marcar o atendimento para uma data mais adiante, com pelo menos dez dias de prazo, orienta o especialista.
Se essa opção não for oferecida e o segurado for obrigado a marcar perícia para o dia seguinte, ou para a mesma semana, ele deve reunir a documentação que tem em sua casa para comprovar a sua incapacidade, como exames e receitas de medicamentos que ainda estão sendo usados no tratamento da doença.
"O perito não pode cortar o auxílio porque o segurado não tem um relatório médico, ele deve examiná-lo e considerar todos os documentos que comprovem o tratamento da doença", afirma Santos.
Fonte: Jornal Agora, 27 de setembro de 2016.