Notícias
Câmara aprova medida para saque do FGTS
Senado tem que votar a proposta até 1º de junho para garantir grana de nascidos de setembro e dezembro
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem texto-base da medida provisória que permite o saque de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Mas a regra ainda tem que passar pelo Senado até 1º de junho. Caso contrário, ela perde eficácia, e quem deixou de sacar os recursos terá que esperar a edição de um novo texto.
Por enquanto, os nascidos entre janeiro e agosto têm acesso às contas inativas.
Quem nasceu entre setembro e novembro vai poder retirar o dinheiro a partir de 16 de junho. Para quem faz aniversário em dezembro, a liberação será em 14 de julho.
De acordo com a regra, tem direito ao saque das contas inativas todo trabalhador que pediu demissão ou teve o contrato de trabalho encerrado com justa causa até 31 de dezembro de 2015.
Neste mês, a Caixa Econômica Federal pagou R$: 24,4 bilhões aos nascidos em junho, julho e agosto.
Até o momento, o valor pago equivalente a 84,3% do total previsto (R$ 29 bilhões) para as etapas já liberadas.
SESSÃO
Para evitar derrotas na primeira sessão de votação após a revelação da delação da JBS envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB), os aliados do governo decidiram colocar em votação o projeto que renova a regra provisória que autorizou o saque das contas inativas do FGTS.
Essa proposta é uma das poucas que também é apoiada pela oposição, além de ser grande interesse da população. No entanto, os deputados da minoria atrasaram ao máximo a sessão, para que não fossem votados outros projetos do governo.
FONTE: Jornal Agora, Edição 24 de maio de 2017